Desafios na Papelaria Personalizada - Parte II - Momentos e Coisas

26 de set. de 2023

Desafios na Papelaria Personalizada - Parte II



Olá leitores queridos! No post de hoje vou continuar falando sobre minha jornada inicial sendo dona de uma papelaria artesanal. Neste post, compartilhei meu primeiro desafio como iniciante nesse mercado que cresce cada dia mais, porém é muito desafiador, pois trabalhamos também com sonhos! Então a responsabilidade acaba sendo muito maior!

Quando falamos de personalização, estamos falando também como o outro imagina que vai ficar o produto final, alinhar a perspectiva do cliente com o modelo que crio sempre é um desafio! E quando a expectativa é alcançada, é algo muito bom e empolgante! 

Aprendi sozinha a criar todas as artes, mas para aprender design e como incluir as artes em moldes já prontos é bem complicado! 
Nos primeiros meses fiquei muito empolgada e ainda não sabia diferenciar nem estabelecer quais os produtos que eu ofereceria no meu atelier. 

Inicialmente, eu gostaria de trabalhar com o mercado de festas, montando os personalizados para as festas do meu condomínio, pois lá tem 2 salões de festas. E, além dos personalizados, fornecer os totens em tamanho grande para decorar as festinhas. Porém, fui mudando de ideia quando percebi o quanto é difícil encontrar o material ideal para os totens, como é difícil cortar, a montagem, colagem de cada itenzinho, cada caixinha, detalhes mínimos às vezes que fazem a diferença na peça final...todo esse processo muito trabalhoso para o pouco tempo que eu teria disponível. ( pois estou conciliando essa jornada com o meu trabalho fixo)

Então, resolvi me especializar em brindes corporativos, lembrancinhas, presentes personalizados e sublimação. Sendo o meu principal produto o quadro personalizado. E atualmente, a encadernação tem sido o meu xodó, mas estou levando uma surra para aprender a ser ágil, ter habilidade e conhecer as técnicas certas de personalização e montagem de cada um.


Tenho me apaixonado cada vez mais por esse mercado, e muitas vezes é difícil até de conter a vontade que tenho de ficar ali no meu atelier, só montando e criando lindezas. Confesso que ainda erro muito, há desperdício de papel, dores de cabeça...mas tudo faz parte do processo maior, eu creio que tudo isso me dará a experiência necessária para me aprimorar cada vez mais.

Nesses 5 meses de papeleira, já consegui repor todo o valor investido inicialmente, e agora o meu negócio se autosustenta, ou seja, consigo reinvestir no atelier usando o dinheiro que está entrando, algo inimaginável nos 3 primeiros meses, pois foram muitos despesas sendo pagas com cartão emprestado.


São muitos nichos disponíveis na papelaria personalizada, me apeguei a esses citados acima e é muito engraçado porque tem crescido um amor muito grande por cada produto que vai ficando pronto ❤.
Abaixo, algumas das minhas criações nesses 5 meses de papeleira.

2 comentários:

  1. Parabéns pelas criações Jade. Desejo muito sucesso à você.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  2. Parabéns! Realmente você é uma empreendedora nata. Adorei os itens que criou com muita criatividade e dedicação.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

Fiquem à vontade para deixar seus recados,
Pode deixar que responderei com todo carinho :)